Quem sou eu

Minha foto
Teresina, Piauí, Brazil
Sou um cara simples que valoriza bastante seus amigos e as pessoas de quem gosta. Sou aficionado em Matemática, Cinema e Música. Sou Professor Adjunto I do Departamento de Matemática da UFPI na cidade de Teresina. Sou Cearense de Juazeiro do Norte na região do Cariri (Sul do Ceará). Tenho Graduação em Matemática pela Universidade Regional do Cariri(2002), Mestrado (2004) e Doutorado em Matemática (2007) pela Universidade Federal do Ceará. Minhas principais áreas de interesse são Geometria Diferencial e Cálculo das Variações. Gosto de aprender coisas novas, de escrever textos científicos e de tomar umas antárticas com meus amigos nos fins de semana.

sábado, 5 de julho de 2008

Reverência ao Linux

Sempre ouvia dizer de alguns amigos meus mais afixionados em informática que o linux era MUITO melhor que o windows, alguns deles se referiam ao mesmo como "ruíndows". Confesso que nunca entendi o significa de toda essa reverência a um sistema operacional que ocupa ainda uma fatia muito pequena do mercado mundial. A alguns meses meses atrás criei coragem ao ouvir falar de um linux para "leigos" denominado UBUNTU, fiz umas pesquisas na internet e resolvi instalar no meu laptop tal sistema. O sistema escolhido inicialmente foi o ubuntu 8.04 (o primeiro número significa o ano de lançamento: 2008 e os dois últimos significam o mês: Abril) baixei a imagem do CD a gravei num CD (antes disso perdi uns dois CDs na gravação pois eu achava que gravar uma imagem iso é igual a gravar um outro arquivo qualquer) e segui o procedimento indicado no livro "Ubuntu: guia prático para iniciantes" do autor Marcellino F. de Paula Jr., que digasse de passagem que é um excelente livro para iniciantes, muito didático e com muitas ilustrações guiando passo a passo o leitor. Admito que o Ubuntu me surpreendeu logo de início com a opção "live cd" que é uma opção de testar todas as funcionalidades do sistema sem fazer qualquer mudanças em seu computador, usei esta opção e em 5 minutos eu estava degustando o novo sistema, é importante comentar que ele reconheceu todos os hardware do meu laptop: placa de rede, placa de wireless, placa de vídeo, placa de som, webcan, bluetooth, etc...., fiquei impressionado pois havia colocado o cd a 5 minutos atrás e já estava navegando na internet utilizando o poderoso firefox 3 sem nenhum problema. Assim sendo deixarei a partir de hoje todas as minhas experiências com o linux (que são poucas) neste blog no intuito de incentivar e ajudar a novos usuários do linux. Até breve...

Nenhum comentário: